Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Tribunal de Justiça da Bahia autoriza o divórcio ou dissolução de união estável extrajudicial, mesmo com filhos menores

Para isso as partes precisam preencher alguns requisitos!

Publicado por Lisiane Alves
há 4 anos

Infelizmente, segundo pesquisas, o número de divórcio no Brasil é maior do que o de casamento.

E, em muitos casos, para quem está passando por esse doloroso momento da separação, o mais importante é a celeridade desse procedimento.

Há muito tempo que já é do conhecimento de todos que existem duas possibilidades de divórcio: o judicial e o extrajudicial.

O judicial é aquele, como o próprio nome já diz, que é feito via justiça, no qual, via de regra, não existe consenso entre as partes e existem filhos menores, o que torna o processo um pouco mais demorado e dispendioso.

O extrajudicial, por sua vez, é aquele feito em Cartório, no qual deve existir o consenso entre as partes e não haver filhos menores e que é mais célere e mais econômico.

Ocorre que, existiam muitos casais que queriam se separar de comum acordo, mas, como possuíam filhos menores, não podiam realizar o procedimento extrajudicial.

Então, como forma de viabilizar a celeridade do procedimento para que as partes dêem continuidade às suas vidas, até mesmo constituírem um novo relacionamento, o Tribunal de Justiça da Bahia, assim como já acontece em outros Estados, autorizou a realização da lavratura de escritura pública de divórcio ou dissolução de união estável via extrajudicial em cartório, mesmo com filhos menores.

No entanto, para que seja possível, as partes precisam apresentar o protocolo do processo que tramita a questão da guarda e alimentos dos filhos menores.

Outrora isso não era possível e as partes eram obrigadas a esperar por 2, 3, 4 anos para obterem esse provimento.

Esta nova medida, que entrou em vigor este ano de 2020, vai beneficiar a vida de muitas pessoas que estão passando por momento, pois assim poderão seguir em frente, constituir nova família etc.

  • Sobre o autorAdvocacia Especializada
  • Publicações41
  • Seguidores30
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações944
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-de-justica-da-bahia-autoriza-o-divorcio-ou-dissolucao-de-uniao-estavel-extrajudicial-mesmo-com-filhos-menores/811732197

Informações relacionadas

Silva e Paiva Advocacia, Advogado
Notíciashá 5 anos

Da possibilidade de Divórcio Extrajudicial (em cartório) ainda que com filhos menores

Adriane Felix Barbosa, Advogado
Artigosano passado

Divórcio extrajudicial com filhos menores: o que mudou em 2022?

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Acordo de Alimentos, Guarda e Visitas.

Jeanne Ambar, Advogado
Artigoshá 7 anos

Princípio da Inafastabilidade da Jurisdição

Julio Martins, Advogado
Modeloshá 4 anos

Requerimento de Divórcio Extrajudicial com Filhos Menores e Partilha de Bens

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)